Grávida que só pensa em ficar magra? Pode ser pregorexia

A pregorexia é causada por um transtorno alimentar que surge durante a gestação, quando algumas mulheres não se alimentam corretamente para ganhar pouco peso.

A pregorexia ainda é pouco conhecida, mas, nos últimos anos, esse distúrbio é cada vez mais frequente no comportamento de muitas grávidas obcecadas por manterem-se magras durante a gestação.

Para quem não conhece, a doença une a anorexia com a gravidez, e é causada por um transtorno alimentar que surge durante a gestação, quando algumas mulheres não se alimentam corretamente com a finalidade de ganhar pouco peso. A mulher se vê no espelho e acha que está muito gorda e, assim, começa a comer menos, tomar laxantes, induzir vômitos, fazer dietas com restrição de calorias e realizar exercícios em excesso. Os familiares e as próprias grávidas precisam se atentar às atitudes fora do habitual, afim de evitarem que ocorram problemas com o desenvolvimento do bebê pela falta de nutrientes.

Na maioria dos casos o tratamento não é complicado e deverá ter um acompanhamento multidisciplinar com a participação de um obstetra, de uma nutricionista e até mesmo de um psicólogo, que desenvolverão um programa à gestante. O propósito principal é que ela compreenda que o ideal é que ela ganhe peso na gestação para que o bebê seja bem nutrido e nasça com o peso ideal. Quando a gestante engorda pouco, é atleta e está habituada a fazer atividades físicas, não há grandes riscos, já que seu organismo está acostumado. No entanto, para a maioria das mulheres este procedimento pode ser perigoso.

Por isso, tome cuidado! A regra de peso ideal na gestação não existe. O ganho de peso recomendável é de 8 a 12 quilos. Muitas gestantes que começam uma gravidez acima do peso e fazem acompanhamento nutricional, terminam a gestação com menos peso do que iniciaram, e o bebê vem com o peso apropriado. Portanto, é recomendável o acompanhamento do obstetra e de um nutricionista.

Domingos Mantelli

fonte: http://itmae.uol.com.br/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s