Quando o bebê já pode tomar suco?

O popular suquinho de laranja-lima pode esperar: melhor oferecê-lo ao bebê a partir de 1 ano 

Quando falamos em introdução alimentar, vale lembrar que a amamentação é o melhor e único alimento que o bebê precisa, do nascimento aos seis meses de vida. Somente depois deste período é que novas comidinhas podem ser introduzidas no cardápio do pequeno. A fruta costuma ser o primeiro alimento que a criança tem contato. Até pouco tempo atrás, a recomendação era iniciar com o sumo da fruta, como o popular suco de laranja-lima, porém diversos estudos têm mostrado que o elevado índice glicêmico desse tipo de bebida (mesmo natural) pode aumentar a incidência de diabetes do tipo 2.

Mas o que é índice glicêmico? Trata-se da medida que utilizamos para quantificar a insulina (hormônio responsável pela redução glicêmica) liberada após a ingestão de cada alimento. Quando nos alimentamos, a taxa de glicemia (açúcar) no sangue aumenta e a insulina tem o papel de absorver esta glicose. Por isso, como os sucos de fruta apresentam um índice glicêmico maior do que as frutas in natura, a nova recomendação é substituir o suco pela própria fruta.

E não pense que é exagero tomar esse tipo de cuidado desde já. A base fisiopatológica do diabetes do tipo 2 está relacionada com a resistência à insulina, assim quanto maior a necessidade de insulina que precisamos para absorver a glicose, maior o risco de desenvolver uma resistência à insulina e consequente diabetes tipo 2. Isso não significa, entretanto, que o suquinho de frutas natural esteja proibido. O melhor é deixar para introduzi-lo mais tarde, a partir de 1 ano de idade. A partir daí, o ideal é que a criança consuma, no máximo, um copo por dia (de 150 a 200 ml) até os 6 anos. Depois, pode-se aumentar a ingestão para 300 ml ao dia.

É importante lembrar que, quando falamos em suco de frutas, trata-se de suco de fruta natural e não os de caixinha adoçados artificialmente, ok? As crianças podem e devem ingerir de três a quatro porções de frutas ao dia, sendo que uma destas pode eventualmente ser substituída pelo suco. Elas devem ser incluídas nas grandes refeições, como de sobremesa no almoço e jantar, ou nos lanches da manhã e da tarde. Além disso, crie desde cedo o hábito de beber água para manter a criança hidratada – mas sem substituir a água pelo suco!

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